segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um texto de João Manata publicado no jornal "Cinco Quinas"

Foram não sei quantos mil Operários, trabalhadores Mulheres, ardinas, pedreiros Jovens, poetas, cantores Camponeses e mineiros Foram não sei quantos mil (Ary dos Santos)

Foram muitos, muitos mil, eu incluído, que no primeiro fim de semana completo de Setembro se deslocaram à Quinta da Atalaia, Amora - Seixal, para mais uma edição da Festa do Avante. Festa que ninguém duvide, é o maior e mais significativo acontecimento cultural, político, artístico, lúdico e de solidariedade, realizado em Portugal, e que só o P.C.P., por muitos engulhos que cause a muita gente, tem capacidade para realizar.
Naquela cidade construída para três dias, encontramos no seu espaço internacional a gastronomia dos povos ali representados (e são muitos), mas também e acima de tudo, a luta e a intervenção que os partidos e movimentos progressistas desses povos travam pela sua emancipação, alguns deles em situações bem complicadas e difíceis. Também lá se encontram pavilhões de todas as regiões do País com os seus petiscos e a sua cultura, fazendo inveja a qualquer feira gastronómica. Há dezenas de palcos e pavilhões que desde as exposições, ao teatro, cinema, espectáculos musicais, e actividades desportivas, inundam de alegria e movimento aquela cidade para três dias construída. E a juventude aos milhares, desmente aqueles "media" que dizem que o P.C.P. só mobiliza velhos. Media esses que tudo fazem para deturpar e esconder o que de bom se passa na festa. Isto ficou bem demonstrado na reportagem da S.I.C. que no jornal da tarde do dia 7 de Setembro dedicou apenas três minutos à Festa do Avante, com entrevistas de circunstância, e dedicou no mesmo espaço «Informativo» ao «cabotino» "artista" José Castelo Branco vinte minutos a propósito de um "espectáculo" que o referido indivíduo(a) deu no Algarve. Ficou demonstrado com isto que para o referido canal de televisão têm mais importância as mariquices e trivialidades, do que o que mais importante se faz em Portugal. Eles sabem e eu também sei porquê...

Sem comentários:

Enviar um comentário