sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ENTREVISTA A JOSÉ MANUEL MONTEIRO NO JORNAL "O INTERIOR"

1 – Nos próximos quatro anos o investimento no Sabugal deve passar por onde?

R:O investimento deve passar pela aposta em projectos que assegurem o desenvolvimento dos 4 eixos fundamentais:

• Económico - concelho economicamente viável
• Social - concelho socialmente coeso e solidário
• Cultural - concelho vivo aliando a tradição à modernidade
• Ecológico – concelho sustentável para as gerações futuras
De forma a fixar população e dar qualidade de vida aos seus habitantes

2 – Quais são os seus três grandes projectos?


R: Introduzir no município os princípios da “Gestão Pública Participada” – gestão dos bens públicos de forma pública com a participação dos cidadãos em todos os momentos cruciais da vida autárquica, nomeadamente nas elaboração das Grandes Opções do Plano (Escolha dos investimentos e actividades) e Orçamentos e na elaboração de todos os Planos de Ordenamento. Descentralização da realização das reuniões de Câmara e Assembleia Municipal – realizando periodicamente as reuniões nas freguesias e não na sede de concelho – de forma a fomentar a participação das populações.

Fazer do Sabugal um pólo de atracão turístico, através da valorização do património natural e edificado, destacando-se: Implementação de uma Rota dos Castelos; Reabilitação dos núcleos históricos do Sabugal e principais aldeias do concelho; Fomento do turismo rural e turismo de lazer e saúde e Reabilitação dos moinhos existentes.
Valorizar e difundir a cultura e a gastronomia local, através de: Apoio às associações e os agentes culturais; Recuperação, em colaboração com as escolas, da Gíria Quadrazenha; Constituição um pólo museológico do contrabando e da emigração, Valorização da gastronomia local em particular os enchidos, truta e cabrito e associá-la à Rota dos Castelos


3 – Que avaliação faz do mandato do actual executivo camarário?

R: Não penso que deva ser a candidatura CDU a efectuar a avaliação do mandato que agora termina, mas sim os eleitores do concelho do Sabugal. No momento de escolher em quem votar, o que pedimos aos habitantes do concelho é que façam uma reflexão sobre a actividade da Câmara nos últimos anos. Questionem se o trabalho feito e a forma como foi feito, corresponde e dá resposta aos seus anseios e às necessidades que hoje se colocam ao concelho. Nós, temos a certeza, que há formas diferentes e melhores de trabalhar, formas diferentes de responder às necessidades. Nós apresentamo-las.

Sem comentários:

Enviar um comentário