sábado, 17 de outubro de 2009

ANÁLISE

Os votos perdidos em Aldeia de Santo António, Sortelha e Sabugal, não deram para compensar os votos ganhos nas restantes freguesias. Pensamos que estes resultados estão relacionados com o surgimento da lista do MPT e , no caso da freguesia do Sabugal, com o chamado "voto útil" no PS, já que o cabeça de lista do PS à Assembleia Municipal era natural dessa freguesia.
Apesar de tudo, os 509 votos deram para manter os dois eleitos na Assembleia Municipal do Sabugal, situação que no distrito da Guarda só encontra paralelo em Seia.
Com efeito a CDU elegeu 9 deputados municipais no distrito da Guarda, em Gouveia (1), Almeida (1),Manteigas (1), Pinhel (1), Guarda (1), Seia (2) e Sabugal (2).
Em relação a 2005 perdeu um deputado na Assembleia Municipal de Gouveia, mas ganhou um em Manteigas, pelo que manteve o mesmo número de eleitos nas Assembleias Municipais do distrito da Guarda.
Este resultado é tanto mais significativo, porquanto o Sabugal sempre foi um concelho que votou muito no CDS (em tempos) e no PSD. Basta ver as votações quase residuais que a CDU obtém , para as Assembleia Municipais de concelhos como Trancoso, Aguiar da Beira ou Mêda. O bom trabalho que os eleitos da CDU fizeram na Assembleia Municipal cessante foi reconhecido pelos eleitores do concelho de Sabugal. Seia, Gouveia e Manteigas são concelhos com alguma tradição no operariado, portanto mais propícios a votar na CDU.
Conseguir manter os dois eleitos num clima de forte bipolarização ( a nível local e , até nacional) é um feito de que a CDU Sabugal muito se pode orgulhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário