segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Nas Assembleias de Freguesia a CDU perdeu 67 votos. Perdeu a presidência da Junta de Freguesia da Moita para o PS (a partir de agora vamos estar atentos para verificar se o presidente da Junta do PS resolve o problema da taxa de saneamento, como prometeu na campanha eleitoral, já que foi esta a causa da perda da presidência da Junta de Freguesia , por apenas 8 votos).
Ganhou um mandato em Alfaiates e um mandato na Cerdeira.
Perdeu o mandato que tinha na freguesia do Sabugal e os mandatos que tinha em Sortelha, onde o anterior candidato se apresentou , agora, numa lista do PSD ( e perdeu- de nada lhe valeu ter mudado para o PSD).
Na votação para a Câmara Municipal a CDU obteve 96 votos. Quase metade da votação foi perdida( o efeito bipolarizador funcionou aqui, não temos dúvidas, já que na freguesia do Sabugal -por exemplo- a CDU perdeu 20 votos. Os cabeças de lista da CDU e do PS eram ambos do Sabugal e houve deslocação de votos da CDU para o PS.
Para a Assembleia Municipal a CDU obteve uma votação de 509 votos (perdeu 54 votos), mas subiu a votação em várias freguesias, baixando no Sabugal, onde o cabeça de lista do PS também é natural do Sabugal, tal como o da CDU.
Mesmo assim, mantivemos os dois eleitos (João Manata e o estreante João Duarte), com uma percentagem de 5,30% dos votos.Na votação para a Assembleia Municipal , a maior perda de votos também aconteceu na freguesia do Sabugal (de 236 para 215 votos).
No Soito, por exemplo, a CDU obteve, exactamente, o mesmo número de votos (33) para a Assembleia Municipal que há quatro anos, apesar de votarem menos eleitores.
É necessário notar que houve um aumento da abstenção (na ordem dos 600 votos- que prejudicou todos os partidos) e o novo partido MPT que baralharam um pouco as contas.
Tendo em consideração todos esses factores pode dizer-se que a votação na CDU foi bastante positiva, podendo ter sido melhor.
Manter os dois eleitos na Assembleia Municipal, ultrapassar (pela primeira vez em 33 anos) o CDS nas votações para a Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia não pode ser considerado um resultado muito negativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário